Um pouco de Cervantes

"A história é émula do tempo, repositório dos factos, testemunha do passado, exemplo do presente, advertência do futuro"

Novo Ânimo

Neste ano de 2010 as nossas atividades diminuíram substancialmente, não há como negar, mas eis que surge um novo ânimo, uma nova disposição, um novo despertar!

Job search?

Steve Jobs - The Crazy Ones

Exibição inédita do áudio da campanha Think Different da Apple (idealizada e escrita por Steve Jobs) na voz de seu autor. As palavras que marcaram época adquirem força ainda maior.

Agora temos um novo recurso

Fico feliz em disponibilizar o mais novo recurso para funcionamento da nossa sociedade acadêmica: uma página com conteúdo Wiki, permitindo que qualquer um possa acrescentar comentários, discutir ou mesmo modificar o documento com plena liberdade.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Steve Jobs - The Crazy Ones


Exibição inédita do áudio da campanha Think Different da Apple (idealizada e escrita por Steve Jobs) na voz de seu autor. As palavras que marcaram época adquirem força ainda maior.



Apenas como curiosidade, deixo abaixo o lançamento da campanha Think Different:

Chris Cates EBM Site


Recomendo a leitura do website do Dr. Chris Cates (clique aqui) de saúde baseada em evidências. Além de um bom conteúdo sobre o tema há também boas ferramentas estatísticas tanto para pequisa quanto para avaliação crítica da literatura (recomendo em especial a calculadora do NNT)

BEME: Best Evidence in Medical Education


A BEME Collaboration (Clique aqui) é um grupo de indivíduos ou instituições que estão comprometidas com a promoção de melhores evidências na educação médica.

Errar é humano, mas o erro de alguns humanos é menos tolerado que o de outros. Com os médicos, é assim. Diante da preciosidade da matéria com a qual eles lidam, o mínimo equívoco pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Quase sempre os erros médicos são atribuídos à má qualidade da formação profissional, à carga de trabalho extenuante, à negligência ou ao excesso de confiança nas próprias habilidades. Existem, porém, outros fatores potencialmente fatais.

São falhas cometidas até mesmo pelos médicos mais bem formados, que trabalham nas melhores condições e que tem a clientela mais poderosa. Elas não são fruto apenas da má vontade, da pressa ou do descontentamento com as condições de trabalho.

Qualquer médico está sujeito a erros de julgamento. Nem os mais respeitados do mundo estão imunes a isso. Quem melhor abordou esse tema foi Jerome Groopman, professor de medicina da Universidade Harvard e brilhante escritor que contribui regularmente com veículos como The New Yorker, Washington Post and New York Times.

No livro How Doctors Think (Como os médicos pensam), Groopman faz um relato sincero e propõe um debate construtivo. Como aperitivo, reproduzo alguns trechos da obra e os principais aspectos que ela propõe. Em um dos capítulos, ele descreve quatro pensamentos comuns que levam os médicos a produzir diagnósticos errados.

(continue lendo..)

PubMed® Online Training


Aprenda e familiarize-se com os serviços do Pubmed com o recurso de tutorias online. A grande dica é utilizar os tutoriais animados com vídeos de pouco mais de um minuto (clique aqui).

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More